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O que é geomarketing e qual a importância para o seu negócio

Data: segunda-feira, agosto 29th, 2016
O geomarketing usa mapas digitais onde é possível visualizar quais os locais onde os compradores dos seus produtos estão

Os momentos de crise econômica exigem ainda mais atenção na tomada de decisões quanto ao planejamento empresarial nos mais diversos segmentos de mercado. Nessa hora, não é preciso necessariamente cancelar investimentos, mas sim, ter uma estratégia eficiente para direcionar esforços de venda.

Com isso, as chances de aumentar o faturamento são maiores. Uma ferramenta bastante útil nesse sentido são as de geomarketing, também chamado de marketing geográfico, que ajudam a empresa a conhecer melhor o perfil da sua clientela a partir da sua localização geográfica.

Empreendedores de sucesso reconhecem a necessidade de saber quem é o seu público-alvo, inclusive, as suas particularidades conforme a região onde reside. Isso não é importante apenas a grandes empresas com clientes em diferentes estados brasileiros, mas também a pequenos empreendimentos, mesmo que atuem somente no entorno do seu ponto comercial.

O geomarketing usa mapas digitais onde é possível visualizar quais os locais onde os compradores dos seus produtos estão localizados. Com essa visão mais ampla é possível conhecer melhor os padrões de consumo dos clientes que habitam diferentes regiões.

Esses mapas, em geral, são alimentados com os dados do IBGE, permitindo assim, saber qual o sexo, idade, grau de instrução, renda familiar e demais informações. Todas elas permitem o desenvolvimento de campanhas estratégicas para alavancar as vendas. Ou seja, ao ter mais detalhes sobre os clientes, as chances de vender mais também são maiores.

Vantagens do geomarketing para o seu negócio

Com os mapas de geomarketing, uma empresa que atende diferentes regiões do país pode conhecer quais são as diferenças do seu público alvo que reside em um estado em comparação a outro. Ter essas informações colabora com o seu negócio de maneiras variadas. O empresário pode identificar em que locais o seu produto pode ter o valor X ou Y, conforme a renda familiar dos clientes e mesmo ao analisar concorrentes em cada região. É possível ainda localizar a concorrência, ajudando a identificar e acompanhar as empresas que disputam o mesmo nicho de mercado.
Mesmo quem ainda não abriu a sua empresa pode se beneficiar dessa ferramenta. Isso porque é possível ao futuro empreendedor avaliar qual a melhor localização para a sua empresa. Ele pode optar por uma região onde haja poucos concorrentes ou uma área onde existam lojas do mesmo segmento. A propósito, isso não é necessariamente um ponto negativo, conforme o negócio, pois significa que mais pessoas que buscam determinado produto se encaminham para essa área.

Outra vantagem é no sentido de criar estratégias de vendas. Ao identificar regiões onde há poucas vendas, a empresa pode direcionar melhor os esforços dos representantes comerciais. Além disso, ao verificar no mapa onde está registrado um maior número de vendas, pode-se usar as estratégias que ali são aplicadas em outros pontos. Na área de marketing, a vantagem é poder direcionar as campanhas publicitária para determinada região, de modo que consigam se comunicar mais intimamente conforme o perfil do público que ali reside.
Por fim, com o geomarketing é possível desenvolver uma logística mais apurada, o que permite um prazo de entrega menor, com menos custos e mais vantagens para os seus clientes.

Conte com a CDS!

O CDSGeoMarketing é um módulo dos sistemas CDSSimco e CDSFive, que conta com o recurso de mapas e facilita a visualização das vendas da sua empresa. Isso é possível porque essa ferramenta lê as informações de vendas existentes na base de dados do seu sistema, as quais são mostradas em um mapa, em tempo real. Assim, o gerente tem controle total dos locais onde os seus produtos estão chegando e, assim, pode criar metas para o seu plano de negócios.
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