Produzimos soluções de software que transformam dados
em informações úteis para o negócio dos nossos clientes.
+55 (43) 3524-3344
LiveZilla Live Chat Software

Ações fundamentais para o controle financeiro

Data: sexta-feira, abril 1st, 2016
Para quem tem um empreendimento, independente do segmento ou porte da empresa, deve levar em consideração que o controle

Para quem tem um empreendimento, independente do segmento ou porte da empresa, deve levar em consideração que o controle financeiro precisa ser realizado minuciosamente, para que a atividade possa sobreviver.

Vários programas de software já existem no mercado para que as medidas financeiras possam ser facilitadas ao empresário e no intuito de minimizar os erros.

O planejamento financeiro tem a função de organizar as receitas e despesas diárias da empresa, a fim de dar uma projeção real da situação econômica e assim, ter maior controle e discernimentos sobre os investimentos, bem como perceber que certos cortes serão necessários serem executados.

Se ele é de extrema importância para uma empresa de pequeno porte, a fim de que se mantenha boa sobrevivência da mesma, o que dizer de uma fábrica, onde o volume financeiro diário é muito superior.

A quantidade de funcionários, a demanda dos serviços, os problemas, tudo vem em maiores probabilidades.

De maneira simples, aqui você aprenderá 4 ações fundamentais para o controle financeiro da sua fábrica.

Ação 1: Entenda o fluxo de contas
Tenha organização para saber não extrapolar os vencimentos, formas de pagamentos do que é devido e do que será recebido. Após esta etapa, realize uma rotina de emissão de boletos. Assim poderá encaminhá-las para os clientes sem atraso. Apesar de ser algo simples, uma boa parte dos negócios sofrem inadimplência por não se atentarem a estas medidas.

Ação 2: Realize cobrança de inadimplentes
Normalmente as pessoas não se sentem muito a vontade para realizar cobranças aos inadimplentes, mas esta ação precisa ter atenção em especial. Não adiantará realizar o controle financeiro inicial se não estiver pronto a dar continuidade ao processo.
Seja delicado ao fazer a abordagem, afinal de contas está falando em nome da empresa e esta precisa passar uma imagem positiva. Caso o cliente não goste da abordagem e volte a atrasar os pagamentos, reavalie se esta parceria está sendo benéfica para a fábrica ou se apenas o cliente está sendo compensado.

Ação 3: Preveja a inadimplência
Calcule o valor médio de inadimplência mensal da fábrica, assim estará ciente se este percentual é alto demais e poderá mudar as estratégias de negócio, a fim de realizar uma melhor precificação dos produtos e novas formas de cobrança.
Além disto, é bom ter uma lista dos clientes que se mantêm com débitos constantes, desta forma saberá qual a melhor abordagem de cobrança para esse grupo de clientes.

Ação 4: Organização financeira
Para que a empresa cresça de maneira saudável o controle financeiro precisa ser realizado e é justamente por muitos empreendedores não possuírem esta percepção, que vários negócios estão fechando suas portas até os dois anos de vida. Período considerado teste de sobrevivência de qualquer empresa iniciante.
Dê preferência ao uso de um software de gestão. Assim poderá realizar os lançamentos de maneira segura e com menor probabilidade de erros.
O planejamento pode ser visto como uma autoconsultoria da empresa, com ele e possível aperfeiçoar os processos de negócio, bem como perceber qual momento econômico sua empresa estará vivenciando, e assim poder ter maior controle financeiro.
Portanto, se planeje e tome o controle da sua empresa!
Contate-nos já!

Curta Nossa Fanpage

Receba Nossas Novidades